Monday, July 9, 2007

As 7 Novas Maravilhas do Mundo (parte I)

De forma democrática este blog elege as novas 7 maravilhas do Mundo.
Esta eleição decorreu no período entre 22:01 e as 23:07 de 9 de Julho de 2007 e não sofreu pressão nem lobbis de qualquer espécie (e muito menos de quem escolheu um mamarracho como o Cristo Redentor, de que maravilhoso só tem o local, Cidade Maravilhosa,...).
Após o escrutínio eu, com conhecimento de causa, elejo:
1 - Coba, representando a civilização Maia, tem muito de misterioso, as ruínas só foram descobertas no final do sec XIX, e ainda hoje, só uma pequena parte foi escavada e explorada sendo toda a zona envolvente rodeada de floresta densa, criando-nos a ilusão e fazendo-nos sentir um Indiana Jones em potência.
Coba em conjunto com Chichen-Itza, Tulun, Uxmal e Teotihuacan (Asteca) fazem desta civilização e dos seus lugares arqueológicos uma das mais fabulosas viagens que tive o privilégio de gozar.


Pirâmide de Nohoch Mul em Coba

2 - أبو سنبل (Abu Simbel), mandado construir pelo faraó Ramsés II (séc. XIII AC) numa pequena homenagem à sua esposa preferida Nefertari e numa grande homenagem a si próprio, representa igualmente o esforço do homem para manter viva as suas memórias e cultura, com a transladação de todo o monumento para um local a salvo da enchente provocada pela barragem de Assuão, num trabalho admirável da UNESCO.


Grande Templo de Abu Simbel

3 - Coliseu de Roma, antecessor dos actuais combates de wrestling com mistura de um desafio Benfica-Porto (embora não haja memória dos gladiadores vestirem de Rosinha) esta distinção representa não apenas o Coliseu mas toda a Civilização Romana.


(continua)

No comments: