Monday, June 30, 2008

Ovelha Ronhosa

Um leitor do meu blog (que regista dois leitores assíduos) perguntou-me o que é que o meu apelido Costa tinha a ver com a minha ascendência beirã, referida em post anterior, pelo que me socorro de informação retirada do portal de trancoso onde se conta a história do ilustre Padre Costa.
Talvez o maior progenitor do país, foi um Padre, que gerou 299 filhos. A heresia ocorreu no século XV envolvendo o prior de Trancoso, de nome Francisco Costa, que levou à letra a citação de Cristo "Crescei e multiplicai-vos". E o homem assim fez.
Ao todo contaram-se-lhe 299 filhos, concebidos em 53 mulheres, sendo 214 raparigas e 85 rapazes. A sua capacidade reprodutora, assente numa libertinagem sem fim, chegou a ser condenada pelo tribunal da época. O Costa foi mesmo condenado, naturalmente com uma sentença "medieval". Seria arrastado pelas ruas públicas, preso aos rabos dos cavalos. Depois deveria o seu corpo ser esquartejado e deposto aos quartos, sendo que a cabeça e as mãos seriam depositadas em diferentes distritos. A cópia da sentença, proferida em 1487, está na Torre do Tombo.
Porém e sobre a sua condenação, o rei D. João II decidiu dar-lhe um indulto e perdoar-lhe, com o pretexto de que, à época, a região interior do país tinha poucos habitantes tendo pois o padre Costa contribuído de uma forma invulgar para o povoamento da Beira Alta. Foi em liberdade para casa a 17 de Março desse mesmo ano de 1487. Ainda hoje por aquelas paragens, grande parte das gentes usam o apelido "Costa" e o facto não evita "brincadeiras". -"Não serás descendente do Padre Francisco Costa?"
Não sei se descendo do padre, mas se o for, nitidamente sou a ovelha ronhosa desta familia.

1 comment:

Andorinha said...

Já conhecia a história, só não sabia que serias descendente do dito :))